
O mito da originalidade
A originalidade é um tema que assombra a muitos. Não ser original é um crime denunciado e temido aos quatro ventos. Escrever sobre originalidade é, inclusive, bem pouco original. Mas seria a originalidade algo possível? E ainda, seria desejável ou mesmo necessária? Certa vez, li em “Roube como um artista”, de Austin Kleon, que só…

Felicidade, só em raros momentos de atenção
Vivemos em tempos compulsivos em que vale tudo para ser feliz. Em busca da felicidade, justificamos muitas das nossas ações. É comum largar relacionamentos, empregos, mudar de casa ou cidade, em nome da tão desejada felicidade. A busca por uma vida feliz não é uma novidade dos nossos dias. No ocidente, há 2300 anos, Aristóteles…

Anatomia do absurdo
Numa esquina qualquer, o sentimento do absurdo pode bater no rosto de um homem qualquer. — Camus, O mito de Sísifo, p. 25 A vida não nos espera. Cada dia cobra de nós um posicionamento: é preciso trabalhar, estudar, dar conta dos nossos projetos, atenção aos nossos amigos e pessoas íntimas, não se descuidar da…

O sequestro do estoicismo
A cena é familiar: o barulho do alarme quebra o silêncio do sono quando você, meio desorientado, encara a luz fria do celular. As notificações saltam da tela e os problemas te assaltam antes mesmo do primeiro café. Não são nem 6:00 da manhã. Você se arrasta até o banheiro, lava o rosto e encara…

Sobre suicídios
Setembro é um mês de contrastes. Ainda longe da renovação do ano novo, mas avançado demais para nos sentirmos energicamente dispostos a se engajar nos projetos do ano velho. É o mês da primavera, tudo floresce e as ruas ficam lindas de morrer. É também o tempo em que lembramos que suicídios existem, e que…




